Buscar
  • Amanda Dantas

O Início de Tudo

Olá, tudo bem?!


Me chamo Amanda Dantas e sou hipnoterapeuta. Estou dando início a este blog com intuito de trazer esclarecimento a você sobre o que é a hipnose e a sua aplicação terapêutica. Vou trazer conteúdos semanais, esclarecer dúvidas e ajudar você a compreender ao máximo essa ferramenta incrível!


Bem, antes de explicar o que é a hipnoterapia propriamente dita, preciso explicar, de fato, o que é a HIPNOSE (ferramenta que utilizamos nessa modalidade terapêutica).


Apesar de, culturamente ser um mistério, a hipnose nada mais é do que a capacidade que o ser humano tem de imaginar e focar, se concentrar em apenas uma ideia. O cérebro possui esse recurso pelo fato de precisar automatizar algumas funções para economizar energia.


Vou exemplificar: Se imagine ao celular, em uma conversa muito interessante onde está sendo relevado a você um grande segredo. Enquanto conversa com a pessoa, você precisa ficar pensando: "agora eu tenho que respirar", "agora pisco os olhos", "me mexo", "coço a cabeça"? Obviamente, não! Você faz tudo isso de forma automática, pois ficar pensando em tudo isso enquanto concentra-se em uma conversa importante, seria altamente estressante para o seu cérebro. Esse órgão incrível, em repouso, consegue consumir, sozinho, 25% da energia de todo corpo! Agora, imagine se ele tivesse que se ocupar de várias coisas ao mesmo tempo sem automatizar inúmeras funções? Quanta energia ele gastaria, não é verdade?


Então, já que é algo tão simples assim, porque a maioria das pessoas tem tanto preconceito? A mídia, principalmente, tornou a hipnose algo místico e com fortes relações com poderes mentais. Quem nunca viu Didi Mocó, dos Trapalhões, "hipopotizar" alguém e fazê-lo andar feito uma galinha, que atire a primeira pedra! As novelas fizeram da hipnose um recurso quase espiritual reduzindo-a a uma regressão. Fora que muitos profissionais da área também não colaboram quando publicam vídeos de pessoas comendo cebola e tendo certeza de ser apenas uma maçã. A mente é realmente capaz dessas coisas, pois ela não diferencia o real do imaginário, porém, quando as pessoas dão ênfase a esses recursos e não explicam para do que se trata, a hipnose passa ser, mesmo, um mistério... ou uma completa piada.

A evolução do planeta nos beneficiou em vários aspectos, porém, nos "obrigou" a prestar atenção cada vez mais no mundo externo e menos no mundo interno. Hoje, entendemos tudo sobre rede sociais, computadores e smartphones e compreendemos cada vez menos as nossas emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Hoje, todos os nossos problemas são sempre culpa do outro, do governo, dos deuses, menos nossos, porque estamos, de forma doentia, afastados de nós mesmos. Pode até parecer duro o que vou escrever agora, mas nós não nos conhecemos!


Nesse sentido, quando aprendemos a utilizar esse recurso fantástico da hipnose, entramos em contato com nosso mundo interior, sem misticismo, religiões ou intermediários. Apenas nós com nós mesmos, num trabalho de autoconhecimento genuíno.


Para te ajudar a entende melhor, reuni alguns tópicos bem relevantes a respeito da hipnose:


1. A hipnose é uma característica natural humana, é apenas a sua imaginação:

Mesmo que durante toda sua vida você não tenho tido conhecimento sobre o que era hipnose, você já passava por hipnose durante várias vezes ao dia. É importante ressaltar que assim como você entra em hipnose de forma espontânea, esse processo pode ser induzido por um hipnotista através de sugestões bem simples. Justamente por isso, todas as pessoas são hipnotizáveis, por que a mente delas já conhece esse estado.

2. Toda hipnose é uma auto-hipnose:

Todas as vezes que você entra em hipnose está aceitando uma sugestão que só a sua mente é capaz de executar, portanto, mesmo que seja guiado por alguém nesse processo, a hipnose é executada somente por você. Que fique claro que um hipnotista não possui domínio sobre a mente alheia.

3. Durante todo processo, você permanece consciente:

Partindo do pressuposto de que toda hipnose é uma auto-hipnose, se ficasse inconsciente ou se apenas dormisse, por exemplo, não seria possível haver hipnose, já que a pessoa que a executa é você mesma.

4. Você permanece no controle:

Novamente para fixarem: toda hipnose é uma auto-hipnose! Por isso que se permanece no controle durante todo o tempo.


5. Você é o responsável por fazer o processo acontecer:

Por quê...? Sabia que você ia acertar! TODA HIPNOSE É UMA AUTO-HIPNOSE.


Muito bem, agora que já sabe o que é a hipnose, serei obrigada a dizer o que NÃO é hipnose. Sim! Ela passou (e infelizmente ainda passa) por tantas definições toscas, que preciso esclarecer isso. Vejamos:


1. Hipnose não é dormir:

Já deve ter ouvido um hipnotista usar a palavra "durma", eu sei disso, e por esse motivo as pessoas ficam equivocadas. O termo é usado apenas como um comando para que a pessoa feche rapidamente os olhos e entre no estado de hipnose. Se não fosse isso, teríamos que dizer: "Vou contar até 3 e no 3 você vai fechar os olhos e entrar rapidamente nesse estado de percepção alterada da realidade chamado hipnose!" (cansou só de escrever... imagina se tivéssemos que dizer mesmo tudo isso). Então, quando você vir uma pessoa em hipnose, lembre-se: ela não está dormindo. E também, pedimos para fechar os olhos só para melhorar a concentração, diminuindo interferências visuais, mas funcionaria do mesmo jeito se estivesse de olhos abertos, afinal, um filme de hipnotiza facilmente e você o assiste de olhos abertos, não verdade?!


2. Ninguém fica preso em hipnose:

Veja bem, já aprendeu aqui algumas definições sobre o que é hipnose, então sabe que não é possível ficar preso em hipnose, pois ela é executada por você mesmo! Sem contar que não se vai a lugar algum que não seja a sua mente. Dá pra ficar preso dentro de si mesmo?? Claro que a reposta é não! Então, fique tranquilo quanto a essas ideias equivocadas de "preso em hipnose".


3. Hipnose não é coisa do demônio ou de qualquer entidade religiosa:

Hipnose não tem a menor relação com crenças religiosas. Ela é um recurso tão somente fantástico da sua mente!


Bem, acredito que agora você está mais confortável com relação a esse assunto, não é mesmo?! Mas, me conta... já foi hipnotizado por alguém? Ficou alguma dúvida sobre o que foi dito aqui? Vamos bater um papo a respeito! Deixa sua mensagem aqui nos comentários.

Será uma enorme satisfação falar com você!


Até o próximo post!!

1 visualização

Você pode nos chamar a qualquer momento pelo Whatsapp clicando em qualquer um dos botões verdes e falar diretamente com nossos terapeutas.

 

Mas, caso queira enviar dúvidas, sugestões, elogios ou fazer algumas perguntas pode usar o formulário ao lado.

© 2020 Campanha Eu mereço ser feliz.

Contato

Para maiores informações, preencha seus dados no formulário abaixo