Buscar
  • Amanda Dantas

Dúvidas frequentes sobre a Hipnose

Olá, tudo bem?!


Hoje vim esclarecer para você sobre as dúvidas mais frequentes com relação a hipnose. Então, lá vai!


1. Crianças podem ser hipnotizadas?

Sim. E elas são excelentes nisso. Lembra que eu contei a você que hipnose nada mais é do a capacidade imaginativa da sua mente? Pois bem, com a criança a hipnose acontece de forma mais espontânea ainda, pois elas tem a imaginação livre. Por exemplo, se eu disser a uma criança: "imagine um elefante amarelo", ela simplesmente imagina e NÃO vai se perguntar: "ué, existe elefante amarelo?". Aprendam uma coisa importante: A SUA MENTE NÃO SABE A DIFERENÇA ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO. Por isso, na mente de uma criança pode tudo. Na do adulto também. Porém, é comum que o adulto racionalize algumas coisa que a criança não racionalizaria, como essa questão simples sobre a cor do elefante, por exemplo. Portanto, crianças PODEM ser hipnotizadas. Basta que elas fechem os olhinhos e já estarão num transe leve com a mente aberta a boas sugestões. Uma dica, pensando no cunho terapêutico da hipnose, as crianças podem passar por terapias para tratar algumas questões emocionais até com reflexos no físico. Isso não acontece da mesma maneira que ocorre com o adulto, mas é muito eficaz para grande maioria dos casos.

2. Grávidas podem ser hipnotizadas?

Sim. Se for uma hipnose de entretenimento, não há restrições. Se for uma hipnoterapia, a única coisa que precisamos saber é se ela está bem fisicamente, pois durante a terapia surgem fortes emoções. Se mamãe está com alguma comorbidade relacionada a gestação, o ideal é realizar a terapia após o parto.

O que pode ser feito durante a gestação que ajuda muito é trabalhar com hipnose a recuperação dessa mulher, fortalecê-la para uma gestação e parto saudáveis, ensiná-la a conversar com o bebê em auto-hipnose e fortalecer o vínculo mãe/bebê (essa dica é valiosa para os profissionais que trabalham com gestantes).

3. Existe alguém que não é hipnotizável?

Como a hipnose é uma capacidade inerente a mente humana, o que pode acontecer é que algumas pessoas "julgam-se" resistentes a hipnose conduzida por alguém, mas isso acontece porque a pessoa espontaneamente não quer seguir as instruções. Outra caso seria se a pessoa tivesse algum déficit cognitivo e que não conseguisse seguir as instruções, por mais simples que sejam como fechar os olhos. Fora isso, todos nós somos hipnotizável.

4. Posso hipnotizar o meu cachorro?

Por mais que os filmes e desenhos demonstrem isso, para sua tristeza, NÃO, você não pode hipnotizar o seu cachorrinho. Para hipnotizar, você precisa falar instruções que precisam ser seguidas. Experimente dizer ao seu gato: "gato, feche os olhos e permita que ele não abram mais... isso, você está indo muito bem! Agora imagine um que você está num piscina cheia de atum fresquinho para você degustar..." (rss). Consegue imaginar o seu bichinho seguindo essa instruções? Foi o que eu pensei rss.


5. Podemos apagar nossas memórias ruins?

Não. O que fazemos na hipnoterapia é utilizar a hipnose para acessar as memórias e reeducar a nossa mente a respeito da emoção gerada por aquela situação. Por exemplo, digamos que você tenha visto um assalto quando era pequeno e o resultado disso tenha sido uma fobia social. Você possui um medo extremo por conta daquela situação. Durante a hipnoterapia vamos revificar essa cena e reeducar a mente com relação a esse medo extremo. Essa memória precisa permanecer ai, porque é através das nossas memórias e experiências que vivemos que somos quem somos. Você só a considera ruim, porque vinculou uma emoção negativa com muita intensidade. O que realmente nos prejudica é esse vínculo.

Não se preocupe! Vou aprofundar esses assuntos aqui no blog e cada vez mais essas dúvidas ficarão esclarecidas.

6. O que eu preciso fazer para ser hipnotizado?

Simples... apenas siga as instruções que o hipnotista te passar e imagine. O segredo para dar certo é algo chamado ATITUDE MENTAL. Se você está disposto a passar pela experiência de ser hipnotizado, coloque na sua mente que vai se permitir e colaborar com o processo seguindo as instruções. Lembre-se: toda hipnose é uma auto-hipnose. Cabe a você ter a atitude mental correta e permitir que o processo aconteça.

Te ajudei a esclarecer algumas dúvidas? Quer deixar algum dúvida ou sugestão de tema para falarmos aqui? Então, deixe nos comentários ou no nosso email e até o próximo post!

0 visualização

Você pode nos chamar a qualquer momento pelo Whatsapp clicando em qualquer um dos botões verdes e falar diretamente com nossos terapeutas.

 

Mas, caso queira enviar dúvidas, sugestões, elogios ou fazer algumas perguntas pode usar o formulário ao lado.

© 2020 Campanha Eu mereço ser feliz.

Contato

Para maiores informações, preencha seus dados no formulário abaixo